EMPRESA SERVIÇOS MEDIA CONTACTOS
renascimento plástico
Serviços

PLÁSTICO

A Renascimento recebe nas suas instalações, resíduos de plástico disponibilizando, ainda, serviços de recolha e transporte nas instalações do cliente, através de ecopontos e contentores.
Os resíduos são, depois, sujeitos a um controlo de qualidade, em função das suas características, qualidade e estado de contaminação com outros materiais, podendo ser objeto de valorização, reciclagem ou tratamento.

Os plásticos são um dos resíduos mais complexos existentes no mercado e a sua reciclagem é uma prioridade para a Renascimento.

São inúmeros os tipos de plásticos existentes, podendo o mesmo polímero apresentar inúmeras formas, texturas, cores e ter as mais diversas aplicações. O contrário também se aplica, podendo o mesmo objeto ser fabricado com os mais diversos polímeros, apresentando as mesmas características físicas (cor, textura, resistência, etc.) não se diferenciando entre eles.

Existem 2 tipos de produtores de resíduos de plástico:

  • Os primários, que conhecem o tipo de polímero que estão a usar;

  • Os secundários, que consomem, na generalidade, produtos condicionados em embalagens plásticas.

Nos produtores primários, é fácil a triagem dos vários tipos de polímeros, sendo fundamental a sua separação pois, neste tipo de resíduos, na grande maioria das vezes, não existe qualquer identificação.

Nos produtores secundários, é fundamental a cumplicidade entre o produtor do resíduo e o produtor da embalagem, para a identificação do polímero que constitui a embalagem, caso esta não se encontre identificada.

Quando estes mecanismos falham, é fundamental a experiência e o conhecimento da Renascimento para a identificação e triagem dos variados tipos de polímeros.

Fazendo uma separação do resíduo na origem, o balanço no final de vida do plástico enquanto resíduo, é substancialmente mais positivo, permitindo uma competitividade apreciável para a indústria recicladora possibilitando, desta forma, competir com preços mais apetecíveis no mercado de transformação de plásticos e, desta forma, poupar recursos naturais não renováveis.

Por outro lado, uma separação ineficiente na origem, qualquer que seja o tipo de resíduo, irá aumentar substancialmente os custos para o tratamento do mesmo, podendo tornar inviável a sua reutilização ou reciclagem.

plástico gráfico
renascimento plástico resíduos empresa reciclagem
renascimento plástico resíduos empresa reciclagem lisboa
renascimento plástico resíduos empresa reciclagem